lunes, 15 de agosto de 2011

Educação Popular e Mística

Luiz Carlos Souza, Coordinação Política Pedagógica (CPP) 


Falar de educação popular e mística na conjuntura atual significa recuperar o animo da militância e lideranças popular que se encontra refugiado desanimado diante de uma conjuntura de crise. Crise politica, ética, econômica, ambiental e valores. Todas essas crises provocadas por um sistema de sociedade baseada em modelo de produção capitalista de exploração da riqueza da natureza dos homens e mulheres. Crise que acelera a produção em massa para consumo em massa crise de valores de identidade de sentimento de pertença, de perda da perspectiva de mudanças de rumo.
Crise de um modelo educação colonialista livresca pautada na obediência, na alienação que transforma o os seres humanos em robôs,  programados a consumir, em busca de uma felicidade invisível vendida pelo mercado de consumo, que nega a dignidade e protagonismo das pessoas.
Neste sentindo, quando retomamos a educação popular estamos afirmando outro paradigma, pautado pelos princípios e valores humanista da qual nasce à educação Popular. Quer dizer è mais que pensar em uma classe, em uma metodologia ou uma teoria.  A Educação popular nasce da gente, do que a gente já sabe da pratica pensada e repensada, da luta ,da resistência da manifestação cultural, da religiosidade e da diversidade. È o compromisso profundo de aprender ensinando ,ensinar aprendendo, partindo da necessidade das pessoas na sistematização de palavras que não são receitas. Ao contrario da educação tradicional a educação popular busca trabalhar com a necessidade das pessoas, com a criatividade criando e recriando o conteúdo esta vinculado com a realidade comprometido a transformar a realidade para o bem estar das pessoas. Educa-se pelo diálogo. Dialogo que é interpretado por diferentes maneira na atualidade, muita gente confunde diálogo com democratismo sem rigidez sem responsabilidade. Por outra vez como uma ferramenta de conversatório de simplesmente escutar as pessoas. O diálogo proposto e profundizado por Paulo freire è um diálogo verdadeiro, da troca de conhecimento entre as pessoas da construção de consciência coletiva e politica, da busca de resolução dos problemas nos espaços que vivem e a ousadia de querer que o mundo deve ser transformado. Como diz freire aprender a ler o mundo. Esta comprometida com a libertação das pessoas lerem o mundo e as palavras que interpreta o mundo e que fazem o mundo que somos buscando na busca da construção do mundo que queremos. È muito mas que desenvolver a técnica da leitura e da escrita, procura desenvolver a capacidade de construir conhecimento e descontruir  o conhecimento que os dominadores nos inculcaram historicamente.
A educação popular proposta por um burguês è hipocrisia por que ela não permite a dominação de uma pessoa sobre a outra. Ela busca construção e o protagonismo coletivo das pessoas, na permanente ação reflexão ação, busca descontruir o opressor existe dentro de cada ser humano, è a humanização da capacidade de sonhar e de lutar e transformar.
As experiências de educação popular è a místicas que alimenta os movimentos sociais, as pessoas aprende com as historia de lutas dos que derramaram sangue e suor na luta pelos direitos, as pessoas se educa pela musica, pelas relações sociais, pelos trabalhos de grupos, pela divisão de tarefas, pelos intercâmbios, pelas marchas pelas ocupações pela repressão das corporações e do estado. Quer dizer sem luta a educação popular seria uma falsidade seria apenas uma domesticação das pessoas para adaptar ao modelo atual.

No entanto compreendemos que a educação popular è muito mais que uma sala de aula, ela não tem vida presa entre quatro paredes, ou plasmado em um penso escolar que não esta disposta a mudanças, não tem vida diante de sistema educacional burocrático que trava a criatividade e a ousadia das pessoas. Não tem sentindo na língua de um discurso que reproduz as praticas dos opressores
Nesse sentido a mística popular tem sido um grande aporte de educação popular nos movimentos sociais. Mística que não è teatro onde um grupo de artista apresenta è outro grupo recepciona. Ao contrario a místicas e manifestação da convicção popular a capacidade de refletir a experiência do passado de refletir o presente e apontar o futuro que queremos. Cada pessoa tem sua própria maneira de interpretar místicas, na relação mutua entre seres humanos a natureza e os recursos naturais. Por isso as pessoas choram, sorri, se abraça, se emociona, e canta nos momentos de místicas. Porque cada ação perpassa pela motivação que existe dentro de cada ser.
Podemos ver a mística presente nas pessoas que em seu cotiando quando reproduz o valor da solidariedade, da ternura, dor respeito da dignidade. De gente que não desanima e não se coopta que continua a caminhada em passos firmes acreditando no que não ver alimentando por uma convicção de que è necessário caminhar para conquistar.
Para transformar o ser humano é necessário ser primeiramente humano falando e praticando, Ademar Bogo diz que não devemos esperar que a místicas venha ate nos, somos nos que devemos ir ate a místicas. Estamos convocados a continuar lutando e nos educando contra o sistema que nos massacra e nos oprime. È preciso indignar contra a fome, a miséria, a corrupção, a incoerência, a concentração da produção e a centralização do poder.
A luta não è uma profissão è uma necessidade de sobrevivência de resistir para continuar existindo, de existir para continuar multiplicando novos homens e mulheres. De reconstruir o planeta a biodiversidade a cultura e novos valores que concretiza em pratica educativa permanente na construção do poder compartilhado, da vida celebrada, da mística alimentada pela ternura onde cada pessoa possa expressar sua incerteza e sua felicidade.
Afinal não tem receita para educação popular e mística as duas estão vinculadas estritamente , educando, despertando, organizando. A gente aprende a fazer educacao popular fazendo e a viver a mística transformado a nos e mundo. Por fim a mística è a verdadeira convicção que nos motiva a luta para construir um mundo socialista.

No hay comentarios: