domingo, 15 de abril de 2007

A Alca, o livre comércio e o futuro da América do Sul


César Benjamin
www.outrobrasil.net


1. A dependência externa e a hegemonia do capital financeiro se expressam, no campo do pensamento, em duas características marcantes: a incapacidade de definir uma agenda própria de desenvolvimento e a tirania das questões de curto prazo. As sociedades que se submetem por muito tempo a essas condições perdem a capacidade de reconhecer seus próprios problemas e suas próprias potencialidades. Abandonam a idéia de definir um projeto próprio. Passam a gravitar em torno de temas artificiais e importados. No caso do Brasil, bom exemplo é o intenso debate em torno da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), mais uma entre tantas imposições de fora para dentro.

Surgida a partir de uma decisão e de uma proposta do Estado norte-americano, a Alca - se vier a existir - permitirá o livre fluxo de mercadorias, serviços e capitais dentro do espaço hemisférico. É o nosso assunto do mês. Pela natureza deste texto, e pelo fato de realizarmos, no âmbito do LPP, um acompanhamento detalhado da evolução das negociações (acompanhamento publicado mensalmente nesta página), faremos uma abordagem geral da questão, tentando entender os problemas de fundo nela envolvidos e evitando descrever passo a passo os caminhos, bastante erráticos, das negociações em curso.

2. A proposta original dos Estados Unidos para a Alca - proposta que enfrenta dificuldades, mas não foi abandonada - era muito abrangente.

As tarifas de importação seriam drasticamente reduzidas e, no limite, depois de esgotado um prazo, abolidas; nenhum país poderia proteger sua indústria, que passaria a ficar exposta à competição continental, independentemente das condições reais de competitividade.

Todas as compras governamentais - não só dos governos nacionais, mas também dos estaduais e municipais - teriam de ser feitas por meio de licitações oferecidas, em igualdade de condições, a empresas nacionais e estrangeiras (oriundas dos países que aderissem ao tratado), ficando proibidas a incorporação, nesses contratos, de cláusulas que fixassem obrigações adicionais aos investidores.

As áreas de saúde, educação e previdência, entre outras, seriam consideradas serviços comuns, ficando também abertas ao controle externo; em vez de serem espaços de cidadania, regulados por políticas públicas, passariam a ser, cada vez mais, espaços mercantis.

A legislação sobre propriedade intelectual, copyright, patentes, segredos comerciais e marcas seria mais restritiva que a da Organização Mundial do Comércio (OMC), tendo como modelo a própria legislação dos Estados Unidos.

Quanto aos investimentos, os governos seriam proibidos de definir políticas que favorecessem os investidores nacionais, mesmo que fosse apenas para compensá-los por deficiências estruturais ou de natureza sistêmica (tributação excessiva, infra-estrutura deficiente, etc); a definição de investimento seria a mais ampla possível, de modo a incluir todas as formas de ativos: ações, concessões, contratos, títulos de dívida, etc.

Investidores privados passariam a desfrutar de um estatuto legal antes reservado apenas a Estados nacionais; o investidor de um país membro da Alca teria direito de recorrer a uma arbitragem internacional (no âmbito do Banco Mundial, por exemplo) para questionar decisões de um Estado, que assim aceitaria ser julgado por uma Corte situada fora de seu espaço de soberania.

O poder regulatório dos Estados seria praticamente reduzido a zero, com o correspondente aumento da margem de manobra de empresas multinacionais.

Os governos seriam proibidos de estabelecer critérios (por exemplo, usar um mínimo de fatores de produção locais), compromissos (por exemplo, de transferência de tecnologia) ou requisitos de desempenho (por exemplo, metas de exportação) para investidores de outros países membros; também seria proibido definir qualquer tipo de preferência para bens produzidos no próprio país.

A circulação de capital seria liberada: os investidores teriam o direito de transferir recursos para dentro ou para fora de qualquer país da Alca sem restrições, seguindo as taxas de câmbio do mercado; isso significaria garantir, por tratado internacional, livre fluxo de divisas e conversibilidade plena das moedas.

3. Para conduzir negociações tão amplas, o Congresso dos Estados Unidos, paradoxalmente, concedeu um mandato muito restrito ao Executivo daquele país: nos termos da resolução em vigor (chamada Trade Promotion Authority, ou TPA), só são negociáveis no contexto da Alca os temas que interessam aos Estados Unidos, remetendo-se para o âmbito da Organização Mundial do Comércio todos os demais (legislação anti-dumping, agricultura, etc.). Isso despertou, desde logo, sérias dúvidas quanto à possibilidade de um acordo, pois o Estado norte-americano nunca emitiu uma sinalização clara de que aceitaria abrir seu mercado doméstico nos setores em que sua competitividade é menor.

Na verdade, a iniciativa da Alca veio acompanhada, nos últimos anos, de um aumento do protecionismo, especialmente dirigido àqueles setores (aço, têxteis, calçados, suco de laranja, açúcar) em que o Brasil é mais competitivo. Pode ser coincidência, mas também pode ser uma estratégia de negociação.

O paradoxo das pressões norte-americanas sobre o Brasil, na direção do livre comércio, fica claro quando se sabe que o grupo dos quinze principais produtos exportados pelo Brasil paga tarifa de importação de 45,6% (média ponderada) para entrar nos Estados Unidos. Inversamente, os quinze produtos mais exportados pelos Estados Unidos pagam 14,3% no Brasil. Além disso, há toda sorte de barreiras não tarifárias - sanitárias e técnicas, que incluem condições de licenciamento de produtos, embalagem, ingredientes utilizados, rotulagem, etc - de identificação bastante complexa e sujeitas a regras pouco objetivas. Por fim, há os mecanismos específicos de defesa comercial. Coerentes com uma longa história prévia, em que prevaleceu o protecionismo, os Estados Unidos são um péssimo exemplo quando se trata de liberdade comercial e abertura de mercados.

4. Embora sempre esboçando resistências, o Brasil, nos últimos anos, foi sendo enredado em um processo de negociação que durante muito tempo seguiu a agenda e o cronograma definidos pelos Estados Unidos. Com a posse do novo governo, em janeiro de 2003, o Ministério das Relações Exteriores, sob a chefia de Celso Amorim, adotou uma política negociadora mais dura, que no limite admite a possibilidade de que o acordo não seja assinado, ou então seja substancialmente desidratado, com a formação daquilo que se passou a chamar de "Alca light": haveria um tratado geral minimalista, que poderia ser complementado por acordos bilaterais entre países. Ao mesmo tempo, Antônio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), Luís Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Henrique Meirelles (Banco Central) defendem uma negociação "construtiva", que conduza efetivamente à formação da Alca, buscando-se obter concessões norte-americanas setor a setor. Nosso governo está, pois, dividido nessa questão.

5. Como pano de fundo da negociação em curso, há sinais crescentes - e preocupantes - de que o Brasil parece estar conformado com a atual divisão internacional do trabalho, concentrando seus esforços em extrair maiores vantagens de sua condição de exportador de produtos primários. Isso se reflete em declarações reiteradas do presidente Lula, que apontam numa mesma direção. Ouçamos o que ele disse logo depois da reunião da OMC em Cancún: "Em nenhum momento estamos pedindo qualquer benefício ou privilégio. O que estamos pedindo é que os países desenvolvidos façam uma política de comércio exterior em que sejamos tratados com igualdade. Nós queremos apenas a oportunidade de competir livremente."

Lula tem-se apresentado no cenário internacional como o campeão do "verdadeiro" livre comércio, combatendo a hipocrisia dos países ricos, que dizem defender essa causa, mas não a praticam. É aí que mora o perigo. Pois, se o Brasil, como diz Lula, quer "competir livremente" com os Estados Unidos, é forçoso reconhecer que a adesão à Alca - uma Alca talvez modificada, em relação à indecente proposta norte-americana original - permanece sendo uma ameaça real. Ao contrário do que muitas vezes se dá a entender, a posição de Lula não é incompatível com os interesses fundamentais dos Estados Unidos. Sobre isso, Armando Boito escreveu: "A política de Lula colide com os interesses dos produtores rurais estadunidenses, com os do comércio de produtos agrícolas daquele país e com um setor do Estado que entende ser importante uma política de autonomia agrícola por razões de segurança nacional. (...) Porém, o setor mais reacionário da burguesia estadunidense, o grande capital financeiro, não parece apoiar a política protecionista, pelo menos na sua forma e no seu radicalismo atuais. O capital financeiro quer que o Brasil obtenha divisas para continuar pagando, em moeda forte, os juros da dívida. (...) [Por isso,] The Wall Street Journal aplaudiu, em editorial, a pressão do governo Lula contra os subsídios agrícolas que 'desnaturam o livre comércio'."

O tema merece, como se vê, uma reflexão cuidadosa.

6. Os fundamentos da posição defensora do livre comércio são bem conhecidos: ele seria o caminho para a prosperidade coletiva. Em um ambiente de ampla exposição à concorrência, as vantagens competitivas se distribuiriam de acordo com as potencialidades específicas de cada país. Com o tempo, cada um encontraria o lugar que lhe permitiria a inserção mais vantajosa (comumente identificada com a sua dotação de fatores de produção) no comércio global, e a soma das inserções mais vantajosas para cada um representaria a situação mais vantajosa para todos. Para construí-la, ainda segundo essa visão, é preciso maximizar o potencial dos fluxos de comércio, e a melhor forma de fazer isso é eliminar todas as barreiras que protegem ineficiências ou reproduzem situações de relativo isolamento. Políticas específicas de proteção, indução ao desenvolvimento e industrialização passam a ser condenadas.

As origens históricas dessa posição também são bem conhecidas. Realizada a Revolução Industrial, a economia política inglesa foi dominada pela idéia de que a agricultura tenderia a operar com rendimentos decrescentes, pela incorporação de terras piores, o que conduziria toda a economia, no limite, a um estado estacionário, com concentração do excedente nas mãos dos detentores da renda da terra. Para que a Inglaterra escapasse desse destino - que, segundo se imaginava, provocaria o colapso de sua indústria -, o Parlamento inglês, sob influência de David Ricardo, adotou nas primeiras décadas do século XIX o princípio do livre comércio, que na prática significava a abertura do país à importação de bens agrícolas, os únicos produzidos pelos demais países. Estabeleceram-se assim as bases de uma divisão internacional do trabalho em que a Inglaterra se especializava em bens industriais e um enorme conjunto de países se especializava em bens primários. Para impedir que esses países repudiassem o arranjo, a potência defensora do livre comércio construiu o maior império até então conhecido, de modo a garantir, pela força, que os espaços agrícolas permanecessem sob controle do centro. O livre comércio, desde então, tem sido freqüentemente uma imposição dos impérios.

Hegemônica na Inglaterra, essa visão nunca foi unânime na economia política, na Europa ou fora dela, nem mesmo no século XIX. Basta lembrar que o principal livro de Friedrich List, pai da moderna economia alemã, chama-se Sistema nacional de economia, e que os Estados Unidos adotaram políticas fortemente protecionistas durante todo a sua longa fase de desenvolvimento industrial. Eis o que dizia Abraham Lincoln: "Não sei muito a respeito de tarifas no comércio exterior, mas sei isto: quando compramos produtos fabricados lá fora, ficamos com os produtos e os estrangeiros ficam com o dinheiro. Quando compramos produtos fabricados dentro do nosso país, ficamos com os produtos e com o dinheiro."

A questão de fundo é simples: o livre comércio fortalece e aprofunda a divisão internacional do trabalho existente em cada momento. Por isso, ao longo da história, os países que ocupam o centro do sistema-mundo (Inglaterra no século XIX, Estados Unidos no século XX) defendem essa prática, enquanto os países retardatários e periféricos (Estados Unidos do século XIX, países asiáticos e latino-americanos no século XX) procuram formas de defender-se de uma exposição em campo aberto, que lhes impediria de desenvolver sua própria base produtiva. Estes últimos países precisam selecionar os influxos que lhes chegam do centro do sistema, de modo a compatibilizá-los com o conjunto de exigências e necessidades de suas próprias sociedades nacionais. Se não fizerem isso, não conseguem definir projetos próprios e ficam cada vez mais para trás.

7. A reflexão sobre comércio internacional e mecanismos de proteção foi substancialmente aperfeiçoada, na América Latina, pelos trabalhos de Raúl Prebisch. Seu principal argumento pode ser assim sintetizado: o comércio exterior de países periféricos apresenta forte assimetria, com exportações concentradas em bens primários e de baixo valor agregado, e importações de bens e serviços mais intensivos em capital, técnica e conhecimento. A dinâmica desses dois subconjuntos é muito diferente. Pois, na medida em que a renda das sociedades cresce, diminui a participação relativa do primeiro subconjunto de bens (elasticidade-renda menor do que 1), seja pela menor utilização de matérias-primas nos produtos finais, seja pela descoberta de novos materiais sintéticos, seja pelo aumento relativo da participação dos bens industriais e dos serviços na cesta de consumo das populações. O inverso também é verdadeiro: os países ricos produzem, em maior proporção, os bens cuja demanda cresce mais do que o crescimento da renda (elasticidade-renda maior do que 1). Qualquer debate sério sobre comércio internacional deve partir da constatação dessa assimetria. Por causa dela, políticas de proteção aplicadas no centro e na periferia do sistema têm conseqüências bem diferentes.

A proteção dos mercados dos países centrais, quando atinge os produtos ofertados pela periferia, retarda o crescimento e aumenta a vulnerabilidade dos países periféricos, reduzindo assim sua capacidade de contribuir para o crescimento do comércio mundial, visto como um todo. A proteção seletiva dos mercados dos países periféricos, ao contrário, ao atuar no sentido de corrigir as diferenças de elasticidades-renda, ajuda a maximizar o comércio mundial. Pois, por definição, os países periféricos em via de modernização continuarão necessitando importar no limite de suas possibilidades, e por isso farão sempre o maior esforço exportador que esteja ao seu alcance. A proteção seletiva de seus mercados permitirá diminuir sua vulnerabilidade externa, tornando mais completa a sua base produtiva e maior a sua renda interna, sem diminuir (e até aumentando) o volume de suas importações. Esse tipo de proteção alterará apenas a composição dessas importações, concentrando-as naqueles produtos que os países pobres não têm condições de produzir.

Como se vê, Raúl Prebish desmontou o argumento liberal em seus próprios termos, pois a adoção de níveis adequados de proteção pelos países periféricos, ao aumentar sua renda sem diminuir sua propensão global a importar, maximiza - ao contrário de minimizar - o potencial do comércio mundial. Por isso, ele dizia, "a confiança do GATT [hoje Organização Mundial do Comércio] no livre jogo das forças de mercado e a proposta, dela decorrente, de reduzir igualmente as tarifas só seria correta se se aplicasse a países com estruturas econômicas homogêneas." Ou seja: quando o centro se abre para receber exportações da periferia, a periferia responde aumentando suas importações oriundas do próprio centro. Quando a periferia se abre da mesma maneira, a recíproca não é verdadeira. Neste caso, o déficit externo dos países periféricos tende a agravar-se rapidamente, forçando-os a aumentar seu endividamento (e sua fragilidade) ou a reduzir suas importações.

Portanto, além de não ser justo, não é economicamente eficiente submeter às mesmas regras comerciais países que apresentam estruturas muito diferentes. Num sistema internacional marcado por forte heterogeneidade, a maximização do livre comércio não coincide com a maximização do comércio. Para obter esta última, que é desejável, é preciso reconhecer o fato histórico de que as trajetórias de desenvolvimento, entre países e entre regiões, são desiguais.

8. Também ao contrário do que diz o argumento liberal, o processo de industrialização dos países retardatários nunca reforçou nenhuma tendência ao seu isolamento e ao conseqüente enfraquecimento das trocas internacionais. No caso brasileiro, isso fica nítido quando se observam, no auge desse processo, a imensa afluência de capital e de populações estrangeiras em direção ao nosso território, bem como o incremento e a diversificação do nosso comércio externo. A industrialização não reduz, mas aumenta, a necessidade de importar. Na medida em que ela avança, o estrangulamento externo é sucessivamente reposto, e mesmo agravado, pela necessidade de comprar no exterior máquinas, equipamentos, peças, insumos, etc., exigindo que se aumente, em paralelo, a capacidade de exportar.

Por fim, esse processo tampouco produz uma tendência à ineficiência sistêmica. Como regra geral, qualquer empreendimento industrial começa a funcionar em escala inferior à sua escala ótima. Isso é ainda mais nítido no ambiente de economias periféricas. Por isso, numa primeira fase, que pode ser mais ou menos longa, a mera comparação de custos de bens nacionais com bens importados similares freqüentemente mostra resultados desfavoráveis à produção local. Mas o fato de os custos internos serem mais altos que os preços de importação não implica que essa indústria seja antieconômica para o país. Não tem sentido comparar isoladamente custos industriais internos com preços de importação (por esse critério, nenhum país retardatário deveria industrializar-se). O relevante é comparar o aumento da renda nacional decorrente da expansão industrial com o que teria sido obtido se os mesmos recursos tivessem sido investidos nas atividades exportadoras necessárias para sustentar as importações dos bens que passaram a ser produzidos internamente. É esse critério - o critério econômico por excelência - que mostra a racionalidade do esforço de industrialização e a necessidade de protegê-lo.

Por tudo isso, ao apresentar-se como o campeão do "verdadeiro livre comércio", o presidente Lula, um pouco por deslumbramento, um pouco por ignorância, um pouco por irresponsabilidade, rompe com a melhor tradição do pensamento econômico latino-americano e adere ao discurso tradicionalmente hegemônico nos países centrais.

9. Voltemos à Alca. Muitos dizem que não podemos ser contra ela porque não sabemos como será. As negociações estão em curso. No artigo "Como será a Alca", escrito para a Agência Cartamaior, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, refutou com muita clareza esse argumento. "A Alca", diz Samuel, "terá de ser muito semelhante ao Nafta, acordo de livre comércio que engloba os Estados Unidos, o Canadá e o México. (...) Terá de ser compatível com o disposto no artigo XXIV do GATT-94, acordo que faz parte da OMC e que estabelece as condições para o reconhecimento da Alca pela OMC e por seus membros." Para ser compatível com a legislação internacional, a Alca acarretaria a eliminação de todas as barreiras a, no mínimo, 85% do comércio hemisférico, medido em valor, no prazo de até dez anos. Além disso, como vimos, os Estados Unidos desejam que a Alca, a exemplo do Nafta, inclua um conjunto enorme de outros fluxos, além das mercadorias, de modo que "o eventual acordo terá de ser compatível [também nesses temas] com as normas da OMC". Mas não teria sentido fazer a Alca para apenas reproduzir nela as normas da OMC, que já estão em vigor. Por isso, os Estados Unidos, coerentemente, insistem em obter o que chamam de normas "OMC-plus", ainda mais favoráveis aos interesses das suas empresas multinacionais.

O mesmo raciocínio se aplica às comparações entre Alca e Nafta: a Alca, diz Samuel, só terá sentido se incluir normas "Nafta-plus": "As normas do Nafta já se aplicam às relações econômicas entre os três países que constituem em conjunto cerca de 88% do PIB das Américas (...). As dificuldades para a aprovação do Nafta pelo Congresso norte-americano em 1994; as críticas de certos setores da sociedade norte-americana à sua implementação; a aprovação por apenas um voto, na Câmara dos Deputados, da Trade Promotion Authority (TPA); a firme negativa norte-americana em negociar o que chamam de leis de defesa comercial (anti-dumping, anti-subsídios, salvaguardas); a recente legislação norte-americana que concede amplos subsídios de proteção à produção e à exportação agrícola; e a lista de 300 produtos 'sensíveis' - tudo isso revela com clareza as dificuldades, para os próprios Estados Unidos, de negociar e aprovar qualquer esquema que se afaste das linhas gerais do Nafta. Por outro lado, seria difícil aos Estados Unidos, principal membro do Nafta, conceder ao Brasil tratamento mais favorável do que aquele que concedeu, nos mesmos casos, ao Canadá e ao México. (...) A Alca será como o Nafta. Naquilo que for diferente, será diferente para ser mais favorável aos Estados Unidos."

10. Trata-se de uma má notícia. Pois a experiência do Nafta é passível de muitos questionamentos. Artigo recente da economista indiana Jayat Gosh mostra que a uniformização de normas e a eliminação de barreiras resultaram em maior controle da economia mexicana pelas corporações norte- americanas, com a multiplicação das chamadas indústrias "maquiladoras", que só realizam em território mexicano as últimas etapas do processo produtivo, etapas que agregam menos valor e utilizam mão-de-obra barata. Também para a agricultura mexicana, a mais frágil desse acordo regional, os impactos foram desastrosos. As estatísticas oficiais mostram que houve aumento da concentração fundiária, falência de pequenos e médios produtores, explosão de desemprego no campo (com 6 milhões de postos de trabalho a menos), aumento do êxodo para as cidades e das migrações para o exterior. A agricultura mexicana ficou totalmente submetida ao agronegócio dos Estados Unidos. Em 1992, o México importava US$ 790 milhões em alimentos. Em 1999, cinco anos depois de inaugurado o Nafta, importava US$ 8 bilhões, inclusive produtos que antes exportava, como arroz, batata e algodão. Hoje, importa dos Estados Unidos 50% do que consome. A "livre competição" com uma agricultura que goza de altos subsídios e tem uma base técnica mais avançada foi fatal.

11. Se a Alca será como o Nafta, tampouco procedem comparações com a experiência da União Européia. Para compreender a natureza da Alca, é instrutivo ressaltar essas diferenças.

(a) A União Européia começou a nascer depois da Segunda Guerra Mundial, com a formação da Comunidade do Carvão e do Aço, uma iniciativa conjunta de países europeus para reconstruir suas siderurgias e seus sistemas energéticos destruídos pelo grande conflito bélico. Depois, na década de 1960, essa iniciativa se desdobrou no Mercado Comum Europeu. Realizando inúmeros estudos e passos intermediários, a integração européia foi progredindo lentamente, sendo testada e avaliada, até chegar recentemente à forma atual. O processo levou cerca de 50 anos. Os Estados Unidos querem inaugurar a Alca em 2005, sem nenhum passo intermediário.

(b) A União Européia integrou parceiros que mantêm entre si um relativo equilíbrio. A Alemanha, maior economia da Europa, representa cerca de 25% do PIB regional, seguida por economias do porte da França, Inglaterra, Itália e Espanha. A menor destas - a Espanha, com PIB de US$ 900 bilhões - é significativamente maior que a maior economia da América Latina. No Hemisfério Americano, a situação é bem diferente. De um lado estão os Estados Unidos, a maior economia do mundo, dominada por empresas gigantescas, com alta produtividade e tecnologia de ponta, com um produto interno bruto de quase US$ 12 trilhões. Esse país detém, sozinho, cerca de 80% da capacidade produtiva do Hemisfério (ou seja, quatro vezes o PIB de todos os demais países somados, inclusive o Canadá e o México). Seu orçamento militar é da mesma ordem de grandeza do PIB do Brasil! De outro lado estão os demais países latino-americanos, o maior dos quais é o próprio Brasil, com pouquíssimas empresas de grande porte, quase nenhuma marca com peso internacional, com um produto interno bruto de apenas US$ 500 bilhões. A Alca "integra" um gigante e um grupo de pequenos atores.

(c) A União Européia concedeu cidadania continental aos povos. Todos passaram a portar o mesmo passaporte europeu, podendo deslocar-se livremente pelo continente, escolhendo onde morar e trabalhar. O mercado de trabalho foi unificado. Na Alca, garante-se a livre circulação de capital e de mercadorias (fatores que a sociedade norte-americana tem em abundância), mas não de pessoas (fator que as sociedades latino-americanas têm em abundância). Os Estados Unidos não aceitam sequer negociar a remoção, ou mesmo diminuição, de barreiras à entrada de trabalhadores latino-americanos em seu território.

(d) A União Européia criou uma moeda única, emitida por um Banco Central Europeu, onde todos os Estados do continente têm representação. Não há indícios de que os Estados Unidos aceitem abrir mão de sua moeda para compartilhar uma moeda continental com a Argentina, o Brasil, a Bolívia e a Guatemala. A moeda da Alca será o dólar, cuja emissão continuará sendo uma prerrogativa exclusiva do Estado norte- americano, segundo os interesses de sua economia.

(e) A União Européia reconheceu a existência de disparidades econômicas e sociais significativas no continente e adotou políticas ativas de desenvolvimento para os países e regiões menos desenvolvidas. A Alca é apenas business. Embora em um continente muitíssimo mais desigual que a Europa, não prevê nenhum fundo de desenvolvimento, nenhuma compensação por perdas, nenhuma ajuda a regiões ou setores deprimidos ou prejudicados.

12. Em síntese: cada Estado europeu, visto isoladamente, era fraco para enfrentar a competição mundial pela riqueza e o poder no século XXI, diante dos Estados Unidos já dominantes e da Ásia em ascensão. A União Européia foi concebida para manter os povos europeus nessa disputa, por meio da criação de um Estado continental. O caso da Alca é justamente o inverso: concebida de forma unilateral pelos Estados Unidos, ela elimina a possibilidade de um projeto comum latino- americano, integrando o continente, de forma subordinada, à área regional sob controle direto da grande potência. Em depoimento ao Congresso dos Estados Unidos, o general Collin Powell, secretário de Estado do governo Bush, foi direto ao ponto: "Com a Alca, nosso objetivo é garantir para as empresas norte-americanas o controle de um território do Ártico à Antártida, com livre acesso em todo o Hemisfério, sem nenhum obstáculo ou dificuldade, para os nossos produtos, serviços, tecnologia e capital."

As autoridades norte-americanas, como se vê, não hesitam em dizer quais interesses defendem. Principalmente quando falam para as instituições de seu próprio país.

13. Com a extinção dos espaços econômicos nacionais em todo o Hemisfério americano, do Alasca até a Patagônia, ficaria anulada a capacidade de cada Estado conceber e aplicar suas próprias políticas de desenvolvimento, conforme a especificidade de cada país. As conseqüências econômicas são evidentes.

Ouçamos, primeiro, Paulo Nogueira Batista Jr.: "A Alca acarretaria uma formidável perda de autonomia na condução de aspectos essenciais da nossa política econômica. De todas as negociações internacionais em curso, essa é a que apresenta a maior ameaça à soberania do país. O Brasil ficaria comprometido, por acordo internacional, a manter seu mercado interno sempre aberto para as exportações dos Estados Unidos. As empresas brasileiras se veriam expostas à vigorosa concorrência das grandes corporações norte-americanas, com todo o seu poderio financeiro, tecnológico e comercial. O Brasil teria de abrir mão de uma série de instrumentos de política governamental, tornando-se incapaz de implementar um projeto nacional de desenvolvimento. Ficariam fora do nosso alcance muitos instrumentos e políticas a que recorreram sistematicamente os países hoje desenvolvidos, inclusive os Estados Unidos, ao longo de seu processo histórico de desenvolvimento. (...) Uma área de livre comércio com os Estados Unidos produziria efeitos destrutivos em boa parte do sistema produtivo brasileiro, especialmente nos setores mais avançados, em que a primazia das empresas norte-americanas é inquestionável (bens de capital, componentes eletrônicos, química, eletrônica de consumo, informática, etc). A economia brasileira tenderia a regredir à condição de economia agrícola ou agroindustrial e produtora de bens leves ou tradicionais." A questão relevante, então, passa a ser: que impacto tem, sobre as estruturas internas da sociedade brasileira, vista como um todo, um esforço de crescimento liderado pela exportação de bens agrícolas ou agroindustriais? Pode o crescimento brasileiro assumir esse perfil, garantindo um mínimo de justiça social e estabilidade? A resposta é não. O ano de 2003 foi exemplar quanto a isso. De um lado, as exportações brasileiras tiveram um crescimento espetacular (+14,2%); o saldo comercial subiu de US$ 13 bilhões para US$ 24 bilhões; o agronegócio prosperou e exultou. De outro lado, a economia como um todo teve crescimento negativo (-0,2%); o desemprego e a pobreza aumentaram; a instabilidade social e política cresceu. Recolocar o Brasil na condição primário-exportadora, mais de 70 anos depois da Revolução de 1930, é um retrocesso inviável, que teria conseqüências dramáticas. Basta lembrar que, hoje, temos um parque industrial diversificado e 83% da nossa população vivem em cidades.

14. Ouçamos, de novo, Samuel Pinheiro Guimarães: "A Alca é um projeto de criação de um território econômico único, onde não haverá nenhuma barreira para a circulação de bens. Nessas condições, o Estado brasileiro adbicará da possibilidade de ter política comercial, porque não poderá mais existir nenhum obstáculo ao comércio. Se abdica da possibilidade de ter política comercial, abdica também da possibilidade de ter política industrial, porque abre mão de uma parte importante dessa política que é a proteção a novos investimentos. Sem política industrial, perde o sentido ter política tecnológica, pois ela só faz sentido se gerar inovações que vão reduzir custos no processo produtivo."

Há, ainda, outros riscos talvez mais graves: a Alca exigiria o aprofundamento das políticas de abertura comercial e financeira praticadas a partir da década de 1990.

Ficaríamos impedidos de reassumir o controle dos fluxos de capitais que transitam por nosso espaço econômico. Sem o controle desses fluxos, o Banco Central permanecerá refém do capital especulativo, com sua permanente ameaça de abandonar a moeda nacional e buscar abrigo no dólar. A instabilidade do real tenderá a agravar-se, com crescente perda da nossa capacidade de estabelecer políticas monetárias coerentes com o nosso desenvolvimento.

A exigência de livre fluxo de divisas e a conversibilidade plena das moedas, que vimos no início, ameaçaria a própria sobrevivência das moedas nacionais no continente, pois, num espaço econômico unificado, se tornaria mínima a capacidade dos países de defender suas moedas de movimentos especulativos cada vez mais intensos. Instalada a Alca, a exigência seguinte será o uso do dólar como referência permanente, ou seja, será a constituição formal da "área do dólar" na economia mundial. A moeda emitida pelos Estados Unidos passaria a organizar diretamente toda a atividade econômica continental, o que corresponderia a concentrar no Estado norte-americano, com exclusividade, a mais importante prerrogativa da soberania nacional. As elites latino-americanas seriam plenamente absorvidas nesse espaço econômico alargado, como sócias menores, passando a denominar toda a sua riqueza em moeda forte, rompendo definitivamente quaisquer laços de solidariedade com os seus espaços nacionais de origem. Daí a atração que certos setores, como o do agronegócio, sentem diante da proposta da Alca.

15. O que se passa na América Latina tem relação direta com o que acontece no resto do mundo. A formação da União Européia e o fortalecimento da China mostram que o sistema internacional está transitando para uma nova ordem, com vários centros de poder. Os espaço econômico da União Européia rivaliza em tamanho com o dos Estados Unidos, e o euro ameaça a disputar, no mundo, a primazia com o dólar. As economias do Leste da Ásia, por sua vez, crescem muito rapidamente e formam uma área cada vez mais integrada, com o Estado chinês cumprindo um papel regional cada vez mais relevante. Nos três principais continentes - a América do Norte, a Europa e a Ásia - surgem megaestados regionais, comandando grandes economias, com larga base territorial e populacional.

A América do Sul, o Oriente Médio a África são as grandes regiões do mundo que ainda não definiram os seus próprios projetos regionais e não constituíram, nem estão em via de constituir, os seus megaestados. Estão marginalizadas. O Oriente Médio vive sob ocupação militar. A África está à deriva, devastada pelas guerras internas, a pobreza e a Aids. Se a ordem internacional fosse justa e solidária, o mundo inteiro teria de realizar um mutirão de ajuda a esses povos que, escravizados no passado, construíram, com o seu sacrifício, a riqueza de outras regiões.

Quanto à América do Sul, duas grandes possibilidades estão colocadas. A primeira, que tem na formação Alca seu centro de articulação, reforçaria e tornaria quase irreversíveis os processos de fragilização do continente, com sua incorporação formal a uma área regional sob controle direto dos Estados Unidos. A segunda é defendida por um número cada vez maior de cidadãos: a constituição de um projeto próprio latino-americano que garanta a união dos nossos povos e a inserção soberana dos nossos países no sistema internacional. Seria a realização das aspirações dos mais generosos pensadores e estadistas da nossa história, de Simon Bolívar a José Martí, de Ernesto Guevara a Darcy Ribeiro.

Os dois projetos estão em choque neste momento, e o continente terá de decidir por um deles nos próximos anos.

Laboratório de Políticas públicas da UERJ
Fundação Rosa Luxemburgo
Página na internet: www.outrobrasil.net
Economia e política econômica
Data do fechamento: 2 de maio de 2004
César Benjamin (com Rômulo Tavares Ribeiro)

106 comentarios:

Anónimo dijo...

Genial post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.

Anónimo dijo...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
Roalpinna

Anónimo dijo...

loved las vegas? inquire the all virgin [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with emoluments of 75 pseud unbolted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and be the prizewinner in unerring abrasion with our $400 not liable bonus.
we from up to seeking the eventually being safer games then the pass‚ online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anónimo dijo...

[color=#ffffee]Howdy

With the continuing rise in popularity of tagged poker chips as a virtual currency in zynga texas holdem poker game a lot of scammers have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned myspace poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few games of poker only to find that your account is hacked and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#ffffee]Keep these basic things in mind to protect your facebook poker chips:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a sexy girl in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Serious online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an edge on their opponents. Poker is no different and there are many sites on the internet having facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Hackers send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the scammer who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by theif, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#ffffee] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#ffffee]you may go to our online store.

Thanks[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anónimo dijo...

Hi everybody! I don't know where to begin but hope this place will be useful for me.
I will be happy to get any help at the start.
Thanks in advance and good luck! :)

Anónimo dijo...

Buy online generic medicines from [url=http://allergyrxstore.com/]online Drugstore[/url] , no prior prescription and free consultation. On our drug from [url=http://allergyrxstore.com/]online Pharma[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/]buy online generic[/url] Zyrtec (Cetirizine).

Anónimo dijo...

Do you need a professional office cleaning service?

We provide domestic and house cleaners carried out by trained cleaning professionals.

Our cleaning technicians are trustworthy and dependable.

Find out more about our [url=http://www.cleanerlondon.com/carpet-cleaning-london.php]office cleaning[/url] services.

Anónimo dijo...

Buy online generic drugs from [url=http://allergyrxstore.com/] medstore[/url] , no prior prescription and free consultation. On our drugs from [url=http://allergyrxstore.com/] Drugstore[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/]buy online generics[/url] Claritin .

Anónimo dijo...

ambien us pharmacy consultationonline pharmacy no presciption ambien

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra online in 24 hours[/url]

Anónimo dijo...

Ola, what's up amigos? :)
I will be happy to get some help at the start.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo dijo...

Great website.

Do you like watching TV shows online?

View popular TV shows including Gossip Girl, Weeds, Lost and plenty more!

[url=http://www.channelblender.com/tv/tv-shows]Watch TV Shows[/url]

Anónimo dijo...

Good internet site!

Almost everyone wants to get insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These days it is easier than ever to get complimentary insurance quotations from several
companies in order to find the best deal. You can also discover how to redeem
a lot of money in free gasoline when you obtain your insurance price quotations.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Free insurance quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://www.weddingringsforever.com/]Tungsten Wedding Rings[/url]

http://freeinsurancequoteshq.com/home/compare-house-insurance-for-free.html

Anónimo dijo...

Welcome to wholesale to the public [url=www.i9wholesale.com]airsoft accessories cheap[/url] and also get new designer watches, apparel, tools, poker chips for sale and so much more. [url=http://www.idealsguy.com]Wholesale to the public[/url]

check us out now at http://iwww.i9wholesale.com iDealsGuy.com wholesale to the public

[url=http://www.i9wholesale.com]Wholesale Airsoft Mini Guns[/url]

Anónimo dijo...

SEO специалист. Обеспечиваю seo раскрутку сайта сайтов. Стоимость работы от 50 у.е. в месяц.



ICQ 625-466-909

SEO раскрутка ресурса можно разделить на две части:
1) Внутренняя оптимизация - это работа с контентом сайта; тексты, html-код, структура ресурса и тд.
Всё это необходимо привести в соответствие с требованиями релевантности поисковых систем.
2) Внешние факторы - это количество и качество ссылающихся ресурсов на Ваш сайт. Чем больше ресурсов цитируют (ставят ссылки, рекомендуют) Ваш сайт, тем авторитетнее он выглядит в глазах поисковых систем.
Важно, проводив SEO для сайта, не использовать запрещенные методы продвижения, иначе это может негативно сказаться на позициях вплоть до полного исключения сайта из индекса поисковой системы.

Вот, вкратце, из чего состоит SEO, как продвижение сайта. Это всё конечно поверхностно, потому как каждый из этих пунктов имеет множество этапов, нюансов и правил.

Особый пакет услуг SEO. Стоимость от 300 у.е.

Особый пакет услуг – это разовый комплекс работ над вашим сайтом, направленый на то, чтобы сделать его наиболее оптимизированным под поисковые системы. Приблизительные сроки выполнения - 4-6 недель.

Этап 1
Анализ SEO состояния сайта
Обзор сайта, планирование оптимизации и продвижения
Анализ сайтов "конкурентов"
Анализ и подбор ключевых слов
Оптимизация мета-данных (подбор ключевых слов, заголовков, описаний)
Оптимизация кода (первое предложение, тэги H1, жирный и курсив текст и т.д.)
Интегрирование системы для обмена ссылками

Этап 2
Создание карты сайта
Создание динамической RSS ленты новостей
Оптимизация ссылок (Search Engine Friendly URLs)
Проверка кода на соответствие стандартам W3C

Этап 3
Регистрация в поисковых системах и каталогах
Оптимизация контента

Anónimo dijo...

I hope this is the right category for my intro. People call me joseph. I research about product promotion I'll be checking out more of ialatextos.blogspot.com [img]http://pushbuttonmoneybonus.net/push-button-money-bonus.gif[/img]

Anónimo dijo...

Seotons - Entreprise de Creation site internet

Anónimo dijo...

I've as a last resort liked things like sand clocks, lava lamps, and the like to good of fair-minded spend in days of yore staring at it as a configuration of catharsis. In a route, it helps me with meditation, to free emphasis and well-grounded think about nothing. That's why since I was a kid, in preference to of dolls and cars I've perpetually cool more of such pieces like sand clocks, lava lamps, tuneful boxes etc. So I was most delighted when I found the[url=http://www.dealtoworld.com/goods-1260-2-Laser++LED+Light+Show+Laser+Top+Gyroscope+with+Music+Effects.html] 2-Laser + LED Shine Presentation Laser Top Gyroscope with Music Effects[/url] from DealtoWorld.com under the Toys section. It's like a melodic caddy, a spinning top, and a berate verify all rolled into one. Which is great entertainment! The gyroscope transfer whirl representing around a minute. The laser enlightenment pretension with accompanying music makes this gyroscope a measure incomparable tiny that my friends be suffering with also been most amused with.

My dogs are also pretty outr?nearly the laser gyroscope I got from DealtoWorld.com. They each occupy oneself with the gyroscope as it spins, although at first they kept barking at the laser slight boast, and also because it produces music. But after they got used it, they've stopped barking but virtuous maintain following the gyroscope whenever I start spinning it. Kids are also unbelievably amused alongside it. On occasion it's good to maintain diverting toys throughout the blood so that you can go away the diminutive on while the kids are being amused or playing with it while you count get up viands or sock changed. The gyroscope is unified such play with with this purpose.

The gyroscope I bought from DealtoWorld.com has a dragon as a pattern on it, and produces a light exposition with red, dispirited, and green colours. Pit oneself against a look at the pictures I've uploaded of the gyroscope with laser luminosity show. The music produced from the gyroscope is not that expert but good enough to entertain any new visitor to the house. The gyroscope is red and jet-black, making it look extraordinarily imperturbable, and measure macho with that dragon imprint.

The music light show gyroscope runs on 6 LR44 batteries, which are replaceable anyway. I've also utilized this gyroscope to surprise my girlfriend during our anniversary celebration. I did the cheesy thing of decorating the hotel room with roses and when I led her in, I started up the gyroscope as correctly so that the laser torchlight register produces a ideal effect. I also had some battery operated candles so all the moonlight effects created a sort of dreamt-up atmosphere. She loved it, at near the way, to my relief. I also bought the candles from DealtoWorld.com. These days it seems to be my default shopping put in return all gifts and ideas in support of fancied occasions.

Since Christmas is coming, this laser go down show gyroscope can possibly be a great Christmas contribution in behalf of the toddler or in spite of the favoured! Alternatively, the gyroscope can altogether be a nice summation to the traditional Christmas decorations. I can take it as given placing it within a mile of the Christmas tree and maybe spinning it when guests reach in the house. Looks like [url=http://www.dealtoworld.com]DealtoWorld.com[/url] is getting my duty thus far again!

Anónimo dijo...

hi

i am new here

just wana say hi to all

DxSEO

Anónimo dijo...

top [url=http://www.001casino.com/]casino games [/url]brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] manumitted no set aside perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]no put gratuity
[/url].

Anónimo dijo...

A.J. Jenkins Red Jersey axiotakix
J.J. Watt Texans Jersey axiotakix
Brandon Marshall Jersey axiotakix
http://www.authenticnikeraidersjersey.com

Anónimo dijo...

We get off on donned Canada goose along Jacket quest of single some term unseemly in the winter ripened, and I like them. These days, my esteemed Canada goose soundless limitation effectively, but I think they are a midget flash awry of fashion. So I am yon to pinch another up to go out with magnanimous of Canada goose along hat recompense myself. My aged the proficient is a bribe Canada goose hat, and devoid of the be adjacent to headgear. And this together I am fro to clutch a bule Canada goose hat using the be introduced to headgear, to keep my sagacity delirious all the practice be means of the winter season.And So I befitting got a diverse North america goose jumper within the North america goose cobweb locality, beats sooty Friday saleand I was hoping to gain them. That i’m unqualifiedly haecceity after i reached it, it is so penalize, surely the colour. This azure jumper high-minded isn’t like other stamp’s azure gauge, it’s terrific and chic. While I endure it my middle, I felt velvety and languid this North america goose kacket ‘s what I in fact want. And I Also instead of the many times being it switch into my matriarch, and he or she adores it as generously, so I freebooter her tidiness a selfsame after all is said North america goose jumper as me. Again, she inquired on all sides every hour up when her North america goose is showed up. I modify up creditable she be compelled truthfully difficulty to them.

http://foodfestivalng.com/index.php?q=node%2F942&1569828437=1
http://www.waqarads.com/the-interesting-world-of-lacoste-mens-polo-shirt/9106
http://www.bruinplacestocrash.com/ads/lv-replica-handbags-offering/
http://www.freesitesforad.com/?ads=top-features-of-handbags-designs-for-mommies
http://www.buyandsellstocksonline.com/have-fashion-with-lv-2011-purses/
http://www.onlineadvertisingof.com/the-style-diva-louis-vuitton-wallets/
http://www.pocochan.com/ads/kinds-of-totes-for-women-for-xmas/
http://freepostingsites.com/good-looking-an-all-black-costume-form-of-bvlgari-with-culture-and-sport-activity-mix/33093/
http://www.pkfreeads.com/ads/armani-t-shirts-for-meeting/
http://chrisconnex.com/?p=1822
http://recyklovaneplasty.sk/node/1574
http://www.etkenmadde.com/?p=282
http://guccihandbagsonline.mihanblog.com/post/127
http://dollarinmypocket.com/ads/cheap-louis-vuitton-beauty-case-tips-on-purchasing-these-valuable-items-online/
http://www.lyricsandmeaning.com/questions/rise-above-the-crowd-stay-observed-with-cartier-rolex-replica/
http://supportabruzzo.azionecattolica.it/?q=node/10233
http://globalxpats.com/ads/amazing-lv-imitation-handbags/
http://freeaddclassified.com/louis-vuitton-rings-is-included-with-top-quality-design-and-style/28095/
http://www.bruinplacestocrash.com/ads/prada-sun-glasses-equipment-that-celebrities-trust/
http://www.thetriplerfarms.com/forum/topic.php?id=198606
http://www.zoneeads.com/versace-scarves-a-part-of-old-fashioned-design/8421
http://handbags648.gen.gs/2012/11/26/new-brand-name-louis-vuitton-footwear-for-any-special-occasion/
http://www.classified4you.com/ads/lv-makes-sense-respect-to-stephen-sprouse/
http://kyrillos-methodios.org/node/6047
http://pepecustom.com/article.php?id=5841

Anónimo dijo...

[b][url=http://www.uggsaustraliawebsite.com/]www.uggsaustraliawebsite.com[/url][/b] This Louis Vuitton Look-alike handbags actually is just not classified using their principal different since they have bigger dependability. The main variance draws on the fee that suit your wallet pleasantly. Once the authentic your at present have unimaginably expenditure, Louis Vuitton Copy purses are presented within expense greatest suited to the economic system coaching folks.

[b][url=http://www.louisvuittonoutletsonline.co.uk/]cheap louis vuitton[/url][/b] For starters, the look decides whether or not the purse seems to be wonderful or not. If it appears wonderful with sweet patterns, it's going to impress individuals. If it looks very simple nonetheless elegant, it will be liked by individuals who adore ease. Louis Vuittonwatch-wear pushes two editions to the 2012 America's Cup. The Tambour Regate Automated and Quartz timepieces come in editions of 1851 and 750 models respectively. Just about every in the particular editions incorporates a stainless black PVD and rubber case sitting down at about 44mm in size.

[b][url=http://www.louisvuittonoutletsonline.co.uk/]louis vuitton handbags[/url][/b] Besides the amperage, you can find other things that influence battery capability. The greatest factor is battery daily life. Each and every time a battery is recharged after it reaches 100% DOD, battery potential and battery lifespan decreases. She did a twist to it, promoting it from the kilo. From then on, Filipinos does not have to attend for fiestas and other affairs to get lechon on their tables. They are able to have it any day they need it.

[b][url=http://www.bestuggobootsoutlet.com/]www.bestuggobootsoutlet.com[/url][/b] A Sunlight tram might be open up up through May well 14 to Oct 16. Unilever is most likely probably the most prosperous all over the world providers at this time the actual fact that has entry to you'll uncover quite a few the planet's customer products and solutions brand names in the course of meals, cold beverages, vacuuming items and private treatment products and solutions. Should you have any problems about your personal wellbeing or maybe the health and fitness of your child, you ought to usually seek the advice of that has a doctor and other health care expert.

[b][url=http://www.bestuggobootsoutlet.com/]uggs boots[/url][/b] Among the the preferred and real products and solutions made through the hands of American craftsmen are Mentor purses. These are typically not just standard handbags. They are really created of top quality supplies and styles that are uncommon in the present market. Microsoft has considering that worked to melt its picture. Whilst the firm is still intensely competitive Microsoft is presently inside of a neck-to-neck race with Google and Yahoo to generally be the king of research marketing the brutal and offensive ways aren't any extended part of Microsoft mode of procedure. With look for, Microsoft is competing to generate an improved products, not to make a monopoly..

Anónimo dijo...

[url=http://www.AntonioBrownJersey.com/]Womens Antonio Brown Jersey[/url]
[url=http://www.FrankGoreJerseys.us/]Womens Frank Gore Jersey[/url]
[url=http://www.AntonioBrownJersey.com/]Black Antonio Brown Jersey[/url]

Anónimo dijo...

Once we think about the specification of the term really like, not just in relation to an amorous association by using a further, nonetheless like a sensing that could be engendered in case you have miltchmonkey a better connection with ourselves as well -- as well as as a a sense of better unity with your family or even human beings * it then turns into a lot more clear that each any individual is seeking in life is certainly really enjoy.

Anónimo dijo...

Arian Foster Pink Jersey

The physical discomforts are trying to get your attention - Pay attention to a greater dis-ease within For instance, the priest as manager and administrator may have to work with wide range of personality types You are a good person and no one is blaming you for the financial situation you find yourself in

Arian Foster Women's Jersey

Why? Because of basic human nature that's why Choose Marketing Methods That Excite YouTake some time to explore and develop marketing methods that suit your unique talents and interests German dog names Since you can't make people learn, these situations can be disastrous in the training session itself

Falcons Tony Gonzalez Jersey

Anónimo dijo...

Each entrant must submit a signed Contest Entry Form/Image Release and compete in the Show Off Your Style Fashion Show. http://www.downuggboots.com The Boca Raton-based real estate investment firm also owns the neighboring 420,080-square-foot SunTrust Financial Center-also leased by Cushman Wakefield.. http://www.softuggboots.com It gained a lot of traction since it launch last October, especially amongst women and we heard on the grapevine that it was piquing the interest of investors for some months since emerging from the European Seed accelerator HackFWD.. http://www.manyghdhair.com and Enjoy it We are Virtual Hairstyler that provide you FREE hairstyle software which enables you to upload your own photo and view himself with latest long hair cuts, medium haircuts and short hair cuts of Top Celebrities and you can save and share generated hairstyles with a single click and best thing is that you don't need to download anything.. north face outlet The first step of your self makeover is a body type assessment.

Anónimo dijo...

In all, the SAIC Fashion Show was the highlight of my trip to Chicago. ghd nz In this case we are left equally in the dark about the financial terms and crucially whether Rocket has managed to turn any of those past issues around. ghds You need to do your due diligence and appearance how the reproduction of your liking upwards still has a specific a higher level good quality mounted on the idea, such as the materials to make your bag. http://www.manyghdhair.com Furthermore, both male and females are wearing low riders that not only show their bare hips, but when they bend, the naked buttocks. ghd hair straightener One end of the scarf will have a loop, and the other won Pull the non-looped ends through the loop and tighten around your neck as desired.

Anónimo dijo...

It also put $20 million in a cash-for-equity swap in another Samwer fashion brand, Australia The Iconic.. ghd Like all the best technology, it gives you the best tools for the job and then gets out of the way.. north face jackets Martín is Boca all time top goalscorer, and the oldest Argentinian to score at a World Cup. north face backpacks An old Second Circuit Court of Appeals decisiondiscusses this point in more detail. ugg English astutely points out that dressing down to dress up, as these understated Japanese textiles and clothes aim to accomplish, was seen in late 18th century England when the landed gentry imitated workers dress; the same comparison could be made to pre-revolutionary France when it was actually dangerous for the aristocracy to flaunt their wealth sartorially..

Anónimo dijo...

"Have you seen 'Valentino: The Last Emperor?'" she chimes in eagerly about a documentary about the life of designer Valentino Garavani. http://www.verynorthface.com On a date, a man should wear a clean, crisp button-down shirt. uggs Their Designer Bootcamp program allows non-fashion students to try out their skills in fashion design and learn about the process of making clothes.. ghd pink limited edition think sexiness is better left to the imagination that always my number-one piece of advice. north face backpacks But if you can butcher something, maybe you should question eating it in the first place word from the wise, get a BIG chopping board!.

Anónimo dijo...

In a statement, a representative from Harrods said: fashion and beauty boutiques are staged alongside an installation based on the iconic Chanel design codes, as defined by Coco Chanel, which include pearl, monochrome and the camellia flower motif. north face sale It is a brand new game released in 2012. http://www.softuggboots.com There is only one, 9-seater taxi serving the whole island. http://www.verynorthface.com Graphics are usually never a factor in word search puzzle games, however, this app spices things up with colorful background graphics with white text. ghd red lust styler The revealing fabric is in fashion..

Anónimo dijo...

It's hard for me to choose between Martín Palermo and Juan Román Riquelme, both club icons and legendary in their own way. ugg slippers We fully customized the Heritage Vineyard site on the WordPress platform, instead of using a pre-made design, to make sure that the layout offers the most visual impact possible. ugg boots canada Did the Tokio Hotel Frontman try to shake-off his image as a Teenie-Band-Idol? Max Dax, Chief Editor of the music magazine "Spex": Tokio Hotel are one of the few Bands, who have the potential to transform and develope themselves. http://www.fitghdhair.com I pleased that 16 Hands will now be carrying my work on a regular basis.. north face outlet We wish we had offices everywhere, but unfortunately, we don and even in the age of Skype and Facetime, we need you here, in this very office, to work with you.

Anónimo dijo...

Men's fashion (#menswear) has become wildly popular through social networking in the last couple of years. http://www.lateuggboots.com Kira Plastinina loves Pink and it was evident in the store from the pink walls in the fitting rooms enhanced with a bold wallpaper and floor to ceiling framed mirrors to the Pink wrap around seat in the middle of the store accented with furry pillows. uggs canada Could it have been the competition from Bratz that forced Barbie into this change? With Bratz closing the gap in sales, Barbie needed to come up with some fresh ideas. http://www.softuggboots.com If you get caught doing some of these your punishment will be far greater than if you hadn tried to be a bad-ass. http://www.morenorthface.com The clip definitely echos the post-internet-Tumblr approach that both ladies have to their image and styling.

Anónimo dijo...

Вкусненькое онлайн [url=http://aftertube.net.ua/tags/Pickup/]Pickup[/url] Порно онлайн : [url=http://aftertube.net.ua/tags/%EF%E0%EF%EE%E9/]папой[/url]
Содержит контент эротический!

Anónimo dijo...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz.com[/url] unshackled no consign hand-out at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]no lay down tip
[/url].

Anónimo dijo...

Any great anF responsible webpage is impossible [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
accept money From aFvertisers with the reason oF position posting[url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
They neeF to seriously imagine in proviFing you with unbiaseF Fata just aFter conFucting a raFical analysis to the employment that may be consiFereF by you. The variability neeF to seriously enthrall you.
Or else, numerous colorFul charms beaFs like blue beaFs, pink beaFs, purple beaFs, reF beaFs etc. are very pretty. You can pick various colorFul beaFs For your jewelleries.. The FiamonF engagement rings are attractive anF they involve a romantic appeal For impressing all women. That's why, the FiamonF engagement rings are maFe available in the vast selection [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
select From. Engagement rings oF three stone FiamonF come in the category oF the Fistinctive quality anF creations anF they are reaFily available on various online anF oFFline jewelry shops.However, some like printer ink or copier staples are usually more vital. They take a while [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
procure anF cost much more, anF oFten there inaFequate inventory brings about Fantastic problem. . This is the season oF Festivals along with the preFerreF Festival oF InFia is Fiwali. People toFay From all caste anF creeF celebrate this Festival with terriFic pomp anF show. In the course oF the competition time people really like [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton kopierte Tasche kaufen[/url]
shop anF give items [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
their cherisheF one[url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]

These stuFents also make use oF the opportunity [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
builF their work portFolio. In the long run, they can use when applying For aFvertising or Fesign companies anF in starting a busines[url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet/[/url]
Their proFuct or service samples will give a huge aFFect on their creFibility as well as reputation.

Anónimo dijo...

xanax online can buy xanax online yahoo - xanax drug use

Anónimo dijo...

can you really buy xanax online illegal order xanax online - xanax hair drug screen

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol 100mg effects - order tramadol with paypal

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol 50 mg in dogs - buy tramadol online cheap

Anónimo dijo...

buy tramadol online buy tramadol online no prescription usa - buy tramadol online in australia

Anónimo dijo...

xanax mg order xanax online with mastercard - buy xanax bulk

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol 50 overdose - duration of tramadol withdrawal symptoms

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol hcl 50 mg side effects - purchase tramadol cod shipping

Anónimo dijo...

xanax without a perscription generic xanax manufacturers - xanax side effects dogs

Anónimo dijo...

buy tramadol online buy cheap tramadol online - has anyone ordered tramadol online

Anónimo dijo...

buy generic xanax xanax drug type - xanax generic 0.5mg

Anónimo dijo...

tramadol 50 mg overdose of tramadol hydrochloride - tramadol for dogs panting

Anónimo dijo...

generic xanax xanax dosage recreational - what do generic xanax look like

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol dosage maximum dose - tramadol an 627 online

Anónimo dijo...

carisoprodol 350 mg cheap carisoprodol with c.o.d - side effects from carisoprodol 350

Anónimo dijo...

buy tramadol online buy tramadol online fedex delivery - tramadol and pregnancy

Anónimo dijo...

how to buy cialis cialis online vergleich - cialis online in new zealand

Anónimo dijo...

xanax online clindamycin drug interactions xanax - xanax withdrawal 1mg/day

Anónimo dijo...

xanax online xanax dosage long - xanax online overnight shipping

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol contraindications - online us pharmacy no prescription tramadol

Anónimo dijo...

buy tramadol online buy cheap tramadol usa - tramadol for toothache

Anónimo dijo...

buy cialis 10mg cialis daily free - generic cialis online no prescription

Anónimo dijo...

cheap tramadol online tramadol 50 mg pills - good site buy tramadol

Anónimo dijo...

cialis online buy cialis tablets - generic cialis fast delivery

Anónimo dijo...

xanax online no prescription xanax bars snorting - xanax side effects and uses

Anónimo dijo...

xanax online enhance xanax high - xanax colors

Anónimo dijo...

tadalafil without prescription cialis vision side effects - where to order cialis online

Anónimo dijo...

cialis online cialis online new zealand - cialis online in australia

Anónimo dijo...

xanax online xanax dosage yellow pill - wiki xanax bar

Anónimo dijo...

cialis online canada cialis online reputable - buy cialis online south africa

Anónimo dijo...

generic xanax drug interactions xanax and tylenol - xanax side effects depression

Anónimo dijo...

buy tramadol buy tramadol online pharmacy - tramadol hydrochloride 50mg overdose

Anónimo dijo...

learn how to buy tramdadol tramadol overdose fatal dose - tramadol 100mg flashback

Anónimo dijo...

buy tramadol 100mg online best place buy tramadol - tramadol 200mg er high

Anónimo dijo...

http://buytramadolonlinecool.com/#28875 tramadol dosage medication - tramadol drug test

Anónimo dijo...

http://landvoicelearning.com/#23561 buy tramadol line usa - order tramadol pets

Anónimo dijo...

buy tramadol online where to buy tramadol cheap - tramadol online missouri

Anónimo dijo...

http://landvoicelearning.com/#63987 tramadol blood pressure - tramadol dosage per pound

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol hcl 37.5-3 tab myla - tramadol legal to order online

Anónimo dijo...

buy tramadol online no prescription tramadol m t7 - tramadol overdose how much is fatal

Anónimo dijo...

http://buytramadolonlinecool.com/#50897 tramadol 083 - tramadol extended release

Anónimo dijo...

buy tramadol online no prescription tramadol dosage 15 lb dog - tramadol withdrawal tiredness

Anónimo dijo...

tramadol online buy tramadol online from usa - tramadol 10 100 mg

Anónimo dijo...

tramadol 50 mg tramadol withdrawal fever - buy tramadol 50 mg online

Anónimo dijo...

07 cheap wellbutrin - cheap zyban http://www.wellbutrinforsaleonline.net/#order-zyban, [url=http://www.wellbutrinforsaleonline.net/#zyban-sale]wellbutrin online[/url]

Anónimo dijo...

buy tramadol online buy tramadol online fedex delivery - order tramadol florida

Anónimo dijo...

buy tramadol online cheap order+tramadol+online+in+florida - where can i order tramadol

Anónimo dijo...

http://landvoicelearning.com/#74967 long term tramadol addiction - buy viagra tramadol

Anónimo dijo...

buy tramadol online tramadol 40 mg - tramadol 50 mg vs percocet 5mg

Anónimo dijo...

buy ativan online ativan withdrawal timeline - ativan jokes

Anónimo dijo...

buy ativan online generic drug ativan - ativan side effects stomach upset

Anónimo dijo...

where to buy tramadol buy tramadol online cheap no prescription - tramadol for dogs how much to give

Anónimo dijo...

http://ranchodelastortugas.com/#37284 alprazolam 0.5 mg tablet - mouth swab drug test xanax

Anónimo dijo...

buy tramadol usa best site buy tramadol - tapering off ultram tramadol

Anónimo dijo...

buy tramadol buy tramadol hcl - buy tramadol cod saturday delivery

Anónimo dijo...

http://staam.org/#50589 generic of tramadol - help buy tramadol

Anónimo dijo...

alprazolam no prescription pictures of xanax generic pills - xanax pills gg 257

Anónimo dijo...

http://bayshorechryslerjeep.com/#6828 are yellow 2mg xanax time released - 1.5 mg xanax high

Anónimo dijo...

http://www.gryziko.pl Zostac w mieszkaniu oraz zaoszczedzic pieniazki, zabawy online z przyjaciólmi. Duzo osób jest na tychze komputerów jako ksztalty rozrywki. Wielu komputerów w dzisiejszych czasach sa osiagalne do odwiedzenia zabawy online sposród pozostalymi. Zdolasz tez porozmawiac z przyjaciólmi w trakcie rozrywki. Ustepowac dzieki wydatki poprzez przebywanie w mieszkaniu oraz funkcjonowania w rozrywki. Przetestuj gre przed pozwalasz dzieciom odgrywac. Upewnij sie, ze wydaje sie byc wlasciwe dla katalogów wieku, odczytujac opisy oraz inne szczególy na temat zabawy internetowego. Czasami weryfikacja nie wystarczy, a najlepiej jest zbadac, co pozostali maja do odwiedzenia powiedzenia odnosnie gry oraz tresci niego. Graj w zabawy z dziecmi. Jest to doskonaly sposób, zeby dowiedziec sie wiecej na temat wlasnych dzieciach oraz ich biznesów. W trakcie akcji wspólny interes w jaki sposób ów ze swoimi dziecmi, to moze takze dzieki wspaniale konwersacji. Bedzie mozna ujrzec i wspomóc przy pierwotnego wzrostu umiejetnosci. Stwierdz, badz masz miejsce [url=http://www.gryziko.pl]gry[/url] w zabawy internetowego wraz z ma program lojalnosciowy. Mozna zdobyc dodatkowe znizki na zabawy, a nawet prenumerat czasopism gier. Moga one takze nagradzac tobie poboczne pieniadze dzieki gospodarki uzywanymi grami. Owo moze pociagac koszty pieniadze, by sie zarejestrowac, ale rekompensaty dopisac predko jezeli sie w tym miejscu nierzadko. Jesli nie jestes pewien, lub gra stanie sie pracowac za pomoca komputera, lub nie, wizytowac "mozna aktywowac go" witryne. Wedlug pobraniu spoko strona stanie sie okreslic, lub spelniaja oczekiwania na rzecz konkretnej rozrywki. Jezeli nie zaakceptowac beda chetni na idei sciaga cokolwiek, pamietaj, iz zdolasz po prostu zmniejszyc jego wedlug uzyskac wiadomosci, które wymagasz. Faktycznie ekscytujace, w jaki sposób przy grze internetowego byc moze wydawac sie dla ciebie, zobacz wlasne recenzje poprzednio nabyciem. Rozrywka przedsiebiorstwa staraja sie, by ich gry prezentuja sie kuszaco, podczas gdy w rzeczywistosci, to jest nieinteresujace jest to wrecz odrazajace. Skorzystaj z Sieci, by wyszukac recenzje albo zawolac bliskich, jacy grali w gre. Zwracaj atencje dzieki to, jak wiele gotówki nastolatek spedza w grach internetowego. Produkty ów nie zaakceptowac istnieja niedrogie i czesto istnieje mozliwosc kupna wiecej zalaczniki w tylko grze. Ustaw miesieczne oraz roczne limity w ilosc kasy, które mozna przekazac dzieki rozrywki internetowego. Poza tym, rozmawiac sposród maluchami o budzetowania. Jezeli czujesz, gdy push up, powinno sie naprawde, patrzac w dól, a nastepnie sprowadzic osi w ustawieniach sterowania. Co poniektórzy ludzie zwyczajnie nie zaakceptowac odczuwam sie inspekcje osi sa odpowiednie, kiedy otrzymuja rozrywki przez internet. To znaczy proste do odwiedzenia hodowli. Wiele konsol daje szanse odwrócenia programy inspekcji przy ustawieniu terenie.

Anónimo dijo...

Υоur post ρrovidеs pгoven necеsѕary to myself.
It’ѕ quite infoгmatiνe and you reаlly
aгe naturаlly геаlly
knowledgeable in thiѕ field. You possess opened
up ouг sight to be able to vаrious views on this toρic uѕing
intriguing anԁ reliablе сontent materіal.


Look аt my ρage: Buy Valium

Anónimo dijo...

The artіclе pгovides established necessary tο uѕ.
It’s ехtremely eԁucatiοnal аnd you are obviously extrеmely eԁucated of thіs type.
You have exposed оuг faсe to be
able to various opinion of thiѕ matter usіng intriquіng, notable аnd
reliable written content.

My hοmеpage; buy viagra online

Anónimo dijo...

Aѵoid insisting on matchіng ԁгessеs for еνeгyone, becauѕе surelу not
eνerybodу looks gоod in thаt sωeеtheart cut thаt уou're obsessing over. The bride also needs to make sure that her bridesmaids have plenty of advance notice about things like booking airfare and reserving hotel rooms. To save time, you can find a wide variety of wedding dresses, bridesmaid dresses, and even prom dresses online.

Also visit my webpage bridesmaids dress

Anónimo dijo...

Іn the home stretch the girls are leаrning more аbоut themselveѕ anԁ takіng
bеtter photos, which make tuning іn for the shоω even morе enjoyable –drama asіde.
For guуs who opt for the scholarship boys brown, in fаct, therе
aгe many options rangіng from simρle stуlish and elegant vertical pockеt with magnetіc closuгe and one
compaгtment and a back pocket with zipper for ѕmall
іtems, to tremble over thе tοte. Lateѕt fashion trends havе been alwаys
presented to the fashion policе wіth thousands of deѕigners showcasing tenѕ
of thousands of outfits.

Feеl free tο surf to mу weblοg; Kate Moss

Anónimo dijo...

Τhe first is the nοn-reactіng raw
аcіԁ component οf the lοw-molecular-ωeight ρaint
suсh аs the anhydгοuѕ iso-phthalic аnd terephthalic
acid, аnhydrous maleic aсіd and the fumaгic aсid.
Elaѕtiс ԁeformаtion will take plаce if
thе surfаces of rolling entirе body аs
well аs the racе arе presѕed.
During ωarmth proсessing, the FAG Bearing
сollaг аnd Ϲylindгісal roller beагіng physique еnsuге bearing
insidе 150 dеgrееs.

Anónimo dijo...

Oг, if you're also interested in natural, at-home moisturizing solutions, consider rubbing a very small amount of extra virgin olive oil into your skin. The Wonderbar stings the skin a bit as you get used to it. What is a natural facial mask without a soothing application.

Feel free to surf to my web site branded facial mask

Anónimo dijo...

Just place youг order οn any ball bearing and rollеr bearing that you need.
The followіng іs my personal favоritеs list of the ten
best Ѕubaru cars of all timе. Ѕo, it
is bettеr to use high quality bеarіngs fοr the lοng life of traіleгs and smooth οpeгations.



Also vіsit my page: NTN bearing

Anónimo dijo...

Togеther with yеs, look out for warгantіeѕ for сonvenіence, quality & сonfidenсe.
The Amerіcan Beaгіng Mаnufacturers' Association is an business of manufacturers of linear bearings,taper bearings, , roller bearings or ball bearings, amongst other people. 2 Does the Timken bearing have to wash ahead of it really is set up.

Look at my site ... Ntn Bearing

Anónimo dijo...

Lіnеaг-motion beaгing or linеaг
slide is a beаring designеd to providе frеe
motіοn in onе ԁіmensіon.
Hoωеѵеr, have you at any time bеlieѵе for the reasоn why thе
rollеr ѕkateѕ сould run eаsily.

Although thе industry leaԁег in every 2-5 yeaгs business devеlopment orgаnіzatiοns, іnԁustrу, the рrіcе of
bearing assemblу ԁiгеctогy, ѕtill capable of the early оutlaw executiοn, but аftег 90 уears, in оrder to contгοl the maгket рrісe of the companу from ρartіcіpation in the
formulаtiοn to the geneгal imρlemеntаtion of the bearingѕ busіness price fall ωіll
havе taken measuгeѕ, leѕs a
10% dоwnward adjuѕtment of 5%,
30% more thаn a 40% float ԁownωаrd.


Fеel free to surf to mу wеbpage .

.. SKF Deep Groove Ball Bearings

Anónimo dijo...

Τhe nеxt tіme that уou аre loоking for a nеw fashion garment to enhance youг wardrobe fοr the cuгrent seаson,
consiԁeг buying a piеcе of
desіgner apрarеl. Onе thіng
Ι mау ԁo is read news stories about posіtiѵe thingѕ.
Jing іѕ соlourful reԁ,
the authеntic meaning on thе jungle filled wіth аdventuге, grоw to be so stуlish serpеntine eуe-catсhіng bags, chic pаckaging
ѕhoulԁ bе in oѕleis еxblog blog
about the ѕtrеet, ϳust аs its mind twist gooԁ rice,
gοlden obi, νeгy ѕhοrt lіght
apparel hіghlights аnd lithe and graсеful and styliѕh ѕhape.


Here is mу page: kate moss

Anónimo dijo...

The ѕalеs person may suggest treating the boot
with "Meltonian" bеfoгe your first ωeаr.
Shopping for fashion apparel must be plannеԁ
becаuse when you do not havе a proper plan, yоu
may waѕte еxcеss time in ωinԁοw shopping or you maу unnecessarіly spend
a lot of your hard earneԁ money in shopping unnecessaгy things.
We are in a new millennium ladies, let's upgrade to some Asics and some no-show socks.

Also visit my homepage - fashion lady tips

Anónimo dijo...

Falvey ωill asѕіѕt clіentѕ іn determining which bearing tесhnologies woulԁ bе mоѕt suіtablе
by taking intο consideration thе sρесifіcations, rесommendationѕ, maintenance
ѕtrаtegieѕ, fatigue lіfe and wеar reѕiѕtancе οf the
bеaring іn relation to thе apρlіcatiοn.
Thus the ωoгd litеrally meant "A meeting place of three roads".
Οur prоducts arе sellіng ωеll in the Μidԁlе East,
Aѕia, Euroре and the USΑ, and earn high ρraіses frοm clіents.


Alѕo visit my blog рost ... NTN Spherical Roller Bearings